google-site-verification=lRHEWCH_lhUcC3jfPGqtqzJYWrTKG3-D4icy5WBVWXU
top of page

OS VERDES ANOS

31 de outubro . 21h30
Fórum Municipal Luísa Todi

Paulo Rocha
(POR, 1963, 91 min, M/12)

Elenco . Rui Gomes, Isabel Ruth, Ruy Furtado

Argumento . Paulo Rocha, Nuno Bragança

Fotografia . Luc Mirot

Música . Carlos Paredes

Cópia . Midas Filmes

Celebrando o Centenário do Nascimento de Carlos Paredes, exibimos um dos filmes fundadores do movimento Novo Cinema Português, para o qual foi composto o tema homónimo que se tornaria uma das composições mais emblemáticas do seu repertório e de todo o cinema português.

 

Esta versão expandida é uma performance que, retirando o som original do filme, coloca as suas imagens em diálogo com um novo texto lido ao vivo e com a música de Carlos Paredes transcrita para o cravo.

​

Uma ode à icónica banda sonora de Paredes.

buno bio

BRUNO HUMBERTO
CANDELA VARAS
JOANA BAGULHO

Bruno Humberto

BRUNO HUMBERTO

Sonoplastia & Textos

​Estudou e lecionou no Masters of Performance Making, na Goldsmiths College, em Londres. Autor e encenador de "The Camus Incident" (performance site-specific finalista do Oxford Samuel Beckett Theatre Trust Award), do solo "Holding Nothing", da peça no tecido urbano "Land", de "A Morte da Audiência", entre outros. Trabalha neste momento em colaboração com o escritor e dramaturgo Rui de Almeida Paiva, com quem fez a peça de teatro imersivo "O Sequestro", "A Vila", entre outras. Mais recentemente, com Franek Ammer, fez a curadoria da exposição "The Happy Death of Imagens", no Fotofestiwal, Polónia. Colabora regularmente com a Casa do Comum e com o Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva.

Candela Varas_edited.jpg

CANDELA VARAS

Narradora

Diretora e programadora do Cineclube de Tavira e da MOSTRA de cinema ao ar livre de Tavira, desde 2016. Durante três edições foi co-diretora e programadora do Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve. Fez também parte da direção do programa europeu “Rising Cinema: Uma Nova Geração de Embaixadores do Cinema Europeu - 2022-23”. Desde 2024 que exerce a função de curadora do Folio Mais, do Festival Literário de Óbidos. É licenciada em Direito, pós-graduada em Didática da Filosofia e mestre em Sociologia e Ciência Política. Foi membro associado de investigação do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Leipzig.

Joana Bagulho

JOANA BAGULHO

Cravo

Estudou piano na Academia de Amadores de Música de Lisboa e no Conservatório Nacional, na classe do professor Miguel Henriques. Iniciou os estudos de cravo em 1995, na classe da professora Cremilde Rosado Fernandes, tendo completado a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa. Participou em vários projetos musicais, tanto na área da Música Antiga, como na de Música Contemporânea. Desenvolveu um programa de transcrição de música de Carlos Paredes para cravo com o qual tem efetuado diversos recitais. É professora assistente da Escola Superior de Música de Lisboa desde 1999.

bottom of page