
VIY – A LENDA DO MONSTRO
30 de outubro . 19h00
A Gráfica
música e musicado do vivo
SHAMPOO PLANET
Peter Dandruff & Jean Coiffeur
Konstantin Yershov e Georgi Kropachyov
(URSS, 1967, 72 min, M/12)
Elenco . Leonid Kuravlyov, Natalya Varley, Aleksei Glazyrin
Argumento . Konstantin Yershov, Georgi Kropachyov
Fotografia . Fyodor Provorov, Viktor Pishchalnikov
Título original . Viy/Вий
Cópia . Mosfilm
Um jovem seminarista vive uma situação inusitada quando é chamado para rezar pela alma de uma bela jovem, morta em circunstâncias violentas.
Baseado num conto do escritor ucraniano Nikolai Gogol, Viy é um filme invulgar, uma fantasia gótica e considerado o primeiro filme de terror produzido na Rússia Soviética.
Intitulado como uma adaptação de um conto popular ucraniano, para contornar a censura, foi um imenso sucesso, talvez por atender a uma procura reprimida ao género, tendo ficado vários anos em circulação nas telas soviéticas.
O filme, repleto de imagens surpreendentes e efeitos especiais práticos, mistura, especialmente na sequência final, stop-motion, retroprojeção e efeitos especiais de caracterização.
SHAMPOO PLANET
Peter Dandruff & Jeane Coiffeur

A palavra xampu, data de 1877, e a sua origem acredita-se vir da palavra Hindi, chhamna, que significa apertar, amassar.
Durante os estágios iniciais de conceção do planeta xampu, os indígenas aqueceram sabão em água com bicarbonato de sódio e adicionaram ervas para darem ao planeta a saúde e o aroma que lhe são característicos.
Aqui se apresenta, então, o manifesto de um mundo que através dos sons procura transmitir as idiossincrasias de um planeta em que a espuma dos dias ofusca a oleosidade.
A propagação de ondas mecânicas causadas pela vibração de um corpo através de um fluido ou meio elástico são da inteira responsabilidade de Peter Dandruff e Jean Coiffeur.