google-site-verification=lRHEWCH_lhUcC3jfPGqtqzJYWrTKG3-D4icy5WBVWXU
 
Backgrounds (1).JPG

FILM

FEST

FESTIVAL DE CINEMA MUSICADO AO VIVO

Os cineastas da era do cinema mudo produziram obras-primas que permanecem assombrosamente modernas. Num notável curto período após o surgimento do filme, estes cineastas desenvolveram todas as técnicas que tornariam o cinema numa forma de arte distinta. A única técnica que lhes escapou foi a capacidade de aliar o som à película, mas estes filmes nunca foram pensados para serem vistos em silêncio e é frequentemente evidente que a música era parte da produção tanto quanto a sua exibição.

 

Foi através destes filmes que o mundo primeiramente se apaixonou pelo cinema e aprendeu a apreciá-lo enquanto arte. Eles influenciaram cada geração de cineastas e continuam a inspirar audiências quase um século após terem sido feitos.

O FILM FEST – Festival de Cinema Musicado ao Vivo desenvolve e expande o formato tradicional do cine-concerto, criando encontros interdisciplinares únicos, exibindo filmes reconhecidos do público e simultaneamente abordando o cinema de autor, particularmente o cinema mudo, dando, porém, enfoque ao som e à música através do olhar criativo de vários artistas que, ao acompanharem ao vivo a exibição destas obras, criam bandas sonoras singulares.
 
Propõe-se dinamizar a relação do público com as imagens em movimento e com a música, convidando nomes reconhecidos na área ou os próprios realizadores a fazerem pequenas introduções aos filmes a exibir.

Pretende também exibir obras fílmicas que, em plena era do cinema sonoro, alguns realizadores quebraram as regras e apresentaram trabalhos quase sem diálogo – em muitos casos sem qualquer diálogo – e cuja banda sonora original é tocada ao vivo.

O processo de seleção dos filmes pretende evidenciar algumas obras de mérito reconhecido, mas, essencialmente, dar a conhecer autores desconhecidos ou esquecidos do grande público, através de cópias restauradas – algumas recentemente redescobertas em arquivos cinematográficos.
 
O festival da também a conhecer o importante papel desempenhado por mulheres na indústria cinematográfica, não esquecendo obras e realizadores de cinema de animação e do cinema para o público mais jovem.

 

 

ORGANIZAÇÃO E PARCERIAS

ORGANIZAÇÃO

Câmara Municipal de Setúbal

PARCEIROS

Associação Cinematográfica 50 Cuts
Festroia
Alliance Française
Cineclub Bairrada
Teatro Animação de Setúbal
Conservatório Regional de Setúbal
fotografaARTE
Serralves
Lapso Galeria

REDE

Rede Teatros e Cineteatros Portugueses

APOIO

EmbaixadaJapao.jpg

DISTRIBUIÇÃO

Milestone
Kino Lorber
Light Cone
Lobster
UCLA
ONF NFB
Eye Institute

MEDIA PARTNER

Pumpkin

PRÉMIOS E FILIAÇÕES

PREMIADO

EFFE - Europe for Festivals

NOMEADO

Iberian Awards Nominee 2020
Iberian Awards Nominee 2022

MEMBRO

Aporfest