
CHRIS MARKER:
TEMPO E MEMÓRIA
7 de novembro . 21h00
Cinema Charlot
música e musicado do vivo
TÓ TRIPS
NUNO CALADO
Chris Marker
(FRA, 1962-1981, 34 min, M/12)
"O Pontão" (1962, 28')
"Junkopia" (1981, 6')
Cópias . Tamasa Distribution
O PONTÃO
Título Original . "La Jetée"
Descrito pelo próprio realizador como um foto-romance, "La Jetée" é considerado um dos mais influentes filmes de ficção científica, sendo uma obra que desafia o conceito do cinema enquanto imagem em movimento. Através do recurso narrativo de fotomontagem, acompanha um homem num cenário pós-apocalíptico e que é obrigado a viajar no tempo para encontrar uma solução para o destino da humanidade. No entanto, esta viagem sombria oferece-nos também uma sofisticada reflexão sobre o tempo, a infância e a memória.
"La Jetée" é mais do que um filme, é uma experiência revolucionária de enorme criatividade, que, cruzando várias artes, representa na perfeição o espírito inovador da Nouvelle Vague. O seu caráter experimental e a modernidade estética oferecem a tela ideal para recriar um novo universo sonoro para o filme.


TÓ TRIPS
NUNO CALADO

TÓ TRIPS
Guitarra
É, reconhecidamente, um dos músicos portugueses mais interessantes das últimas décadas.
Tem marcado presença nos mais inovadores e entusiasmantes projetos alternativos do panorama musical nacional.
Durante quase 20 anos, foi metade dos Dead Combo, que dividiu com Pedro Gonçalves. Recentemente, abraçou um novo projeto, Club Makumba.
Ao longo da carreira, foi também desenvolvendo uma abordagem original à guitarra solo, tendo lançado os discos "Guitarra 66" (2009) e "Guitarra Makaka" (2015). "Popular Jaguar" (2023) é o seu mais recente trabalho.
As músicas que o marcaram, como tantas outras que foi descobrindo ao ritmo de uma curiosidade que a idade foi aguçando, não têm direções pré-definidas, viajando tão depressa ao punk/hardcore, como ao jazz, ou até à guitarra de Paredes, mas sempre com um fio condutor.

Um dos embaixadores do rock em Portugal, radialista com 30 anos de história, autor do programa Indiegente da rádio Antena3, da qual é um dos fundadores e onde apresenta o som mais alternativo e atual da rádio.
Nesta emissora participou em diversos programas, como por exemplo o "Rádio Clube" e o "MP3".
Foi, juntamente com Fernando Alvim, o primeiro apresentador do programa "Prova Oral".
NUNO CALADO
Narrador