google-site-verification=lRHEWCH_lhUcC3jfPGqtqzJYWrTKG3-D4icy5WBVWXU
top of page
A Boneca Perdida

MARIONETAS & OUTRAS COISAS

SESSÃO FAMÍLIAS

9 de novembro . 16h00
Fórum Municipal Luísa Todi

música e musicado do vivo

UM CORPO ESTRANHO
MIGUEL ASSIS
(Teatro Animação de Setúbal)

Hermína Týrlová
(CZE, 1956-1959, 45 min, M/4)

"O Nó no Lenço" (1958, 14')

"O Comboio Tuu-Tuu" (1958, 13')

"A Boneca Perdida" (1959, 18')

Cópias . The National Film Archive of Prague

Hermína Týrlová, nascida em 1900 na República Checa, é considerada por muitos a mãe da animação checa.

 

Týrlová foi uma proeminente argumentista, animadora e realizadora de cinema, sendo uma das figuras mais importantes da animação checa da segunda metade do século XX.

 

O seu trabalho inclui um vasto reportório de filmes, desde animações de curta-metragem para crianças até obras mais experimentais e vanguardistas que exploram temas complexos.

 

Tinha um carinho especial por personagens animais, frequentemente criando contos imaginários onde os animais são os protagonistas.

Ao longo da sua carreira recebeu inúmeros prémios e reconhecimentos pelo seu talento excecional. O filme "A Pequena Sereia" foi indicado para Óscar de Melhor Curta-Metragem em 1977. Foi agraciada com a Ordem das Artes e das Letras pelo governo francês, salientando ainda mais o seu imenso impacto na comunidade internacional do cinema de animação.

 

O trabalho de Týrlová continua a inspirar cineastas e animadores de todo o mundo e a ser exibido em vários festivais internacionais e em retrospetivas.

O NÓ NO LENÇO

Título Original . "Uzel na Kapesníku"

Um menino chega a casa e encontra um recado da sua mãe, para que chame um canalizador. Como lembrete, ele guarda um lenço com nó no bolso.

corpo estranho bio

UM CORPO ESTRANHO

Um Corpo Estranho

Pedro Franco e João Mota, músicos setubalenses, conhecem-se desde a adolescência e passaram por várias bandas até formarem Um Corpo Estranho, em 2009. Em 2013, integraram a coletânea Novos Talentos FNAC e compõem a banda sonora para o espetáculo "A Almofada da Paula", inspirado na obra da pintora Paula Rego, que se estreou na Casa das Histórias, em Cascais. Em 2018, o projeto Setubalense editou em formato digital a banda sonora para a peça de teatro físico/bailado "Qarib", produzida pela companhia de bailado Passos e Compassos. As suas composições únicas oscilam entre pop-country e sons de road trip.

bottom of page