google-site-verification=lRHEWCH_lhUcC3jfPGqtqzJYWrTKG3-D4icy5WBVWXU
top of page
A Boneca Perdida

MARIONETAS & OUTRAS COISAS

SESSÃO FAMÍLIAS

9 de novembro . 16h00
Fórum Municipal Luísa Todi

música e musicado do vivo

UM CORPO ESTRANHO

Hermína Týrlová
(CZE, 1956-1959, 45 min, M/4)

"O Nó no Lenço" (1958, 14')

"O Comboio Tuu-Tuu" (1958, 13')

"A Boneca Perdida" (1959, 18')

Cópias . The National Film Archive of Prague

Hermína Týrlová, nascida em 1900 na República Checa, é considerada por muitos a mãe da animação checa.

 

Týrlová foi uma proeminente argumentista, animadora e realizadora de cinema, sendo uma das figuras mais importantes da animação checa da segunda metade do século XX.

 

O seu trabalho inclui um vasto reportório de filmes, desde animações de curta-metragem para crianças até obras mais experimentais e vanguardistas que exploram temas complexos.

 

Tinha um carinho especial por personagens animais, frequentemente criando contos imaginários onde os animais são os protagonistas.

Ao longo da sua carreira recebeu inúmeros prémios e reconhecimentos pelo seu talento excecional. O filme "A Pequena Sereia" foi indicado para Óscar de Melhor Curta-Metragem em 1977. Foi agraciada com a Ordem das Artes e das Letras pelo governo francês, salientando ainda mais o seu imenso impacto na comunidade internacional do cinema de animação.

 

O trabalho de Týrlová continua a inspirar cineastas e animadores de todo o mundo e a ser exibido em vários festivais internacionais e em retrospetivas.

O NÓ NO LENÇO

Título Original . "Uzel na Kapesníku"

corpo estranho bio

UM CORPO ESTRANHO

Um Corpo Estranho

Pedro Franco e João Mota, músicos setubalenses, conhecem-se desde a adolescência e passaram por várias bandas até formarem Um Corpo Estranho, em 2009. Em 2013, integraram a coletânea Novos Talentos FNAC e compõem a banda sonora para o espetáculo "A Almofada da Paula", inspirado na obra da pintora Paula Rego, que se estreou na Casa das Histórias, em Cascais. Em 2018, o projeto Setubalense editou em formato digital a banda sonora para a peça de teatro físico/bailado "Qarib", produzida pela companhia de bailado Passos e Compassos. As suas composições únicas oscilam entre pop-country e sons de road trip.

bottom of page