google-site-verification=lRHEWCH_lhUcC3jfPGqtqzJYWrTKG3-D4icy5WBVWXU
top of page
O Inquilino Sinistro

O INQUILINO SINISTRO

13 outubro . 21h30

Fórum Municipal Luísa Todi

Alfred Hitchcock

UK . 1927 . 97 min . M/12

música JORGE SALGUEIRO

musicado ao vivo Ana Filipa Leitão . Diogo Oliveira . João Menino . Mariana Chaves . Inês Beira . Sara Brites (vozes) Emídio Coutinho (violoncelo) Eurico Cardoso (violeta) Jorge Vinhas (violino)

“O Inquilino Sinistro” é uma masterclass sobre ansiedade, demonstrando todas as características do que ficaria conhecido como o típico thriller de Hitchcock.

 

Com a sua terceira longa-metragem, Alfred Hitchcock dá um importante passo em direção à grandiosidade e cria aquilo que viria a considerar como a sua verdadeira estreia como realizador.

 

O filme é agitado pela energia palpável de um jovem autor em ação, estabelecendo definitivamente as obsessões formais e temáticas do realizador.

 

“O Inquilino Sinistro” marca também a primeira aparição conhecida do próprio Hitchcock num dos seus filmes, onde surge numa redação com as costas voltadas para a câmara.

JORGE SALGUEIRO

Jorge Salgueiro compõe regularmente desde os 14 anos, sendo autor de mais de 300 obras, entre as quais são de referir óperas, sinfonias e diversas músicas para orquestra, banda, coro de câmara, teatro, cinema, bailado e para crianças.

Entre 2000 e 2010 foi compositor residente da Banda da Armada Portuguesa. Atualmente é membro da direção artística do grupo de teatro O Bando e compositor residente da Foco Musical.

 

É diretor artístico da Associação Setúbal Voz, onde dirige o Coro Setúbal Voz e onde fundou o Ateliê de Ópera de Setúbal e a Companhia de Ópera de Setúbal.

Jorge Salgueiro
bottom of page