google-site-verification=lRHEWCH_lhUcC3jfPGqtqzJYWrTKG3-D4icy5WBVWXU
top of page

AS AVENTURAS EXTRAORDINÁRIAS DE MR. WEST NO PAÍS DOS BOLCHEVIQUES

21 outubro . 16h00

Fórum Municipal Luísa Todi

Lev Kuleshov

USSR, 1924, 73 min, M/12

elenco Porfiri Podobed . Boris Barnet . Aleksandra Khokhlova .

Vsevolod Pudovkin

título original Neobychayyne priklyucheniya Mistera Vesta v strane bol'shevikov

música e musicado ao vivo

ENSEMBLE DA

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
David Ascensão e Joana Dias (violinos) . Santiago Medina (viola) . Tiago Mirra (violoncelo)

produtora Goskino

cópia Lobster Films

Lev Kulechov, um dos realizadores soviéticos mais notáveis do período do cinema mudo, delicia-nos com um bom exemplo de filme irónico de propaganda soviética, o qual, narra as aventuras de um americano, o Sr. West e o seu fiel guarda-costas Cowboy, enquanto visitam a terra dos horríveis e malvados bolcheviques.


Esta foi a primeira longa-metragem que Lev Kuleshov realizou com uma equipa de atores que frequentaram o seu Laboratório Experimental.

 

Na sua mais famosa experiência, que ficou conhecida como Efeito Kuleshov, filmou um famoso ator com uma expressão neutra. Depois colou o fotograma à imagem de um prato de sopa, de uma rapariga num caixão e de uma mulher num sofá. As audiências ficaram maravilhadas com as mudanças subtis no rosto do ator, à medida que reagia com diferentes emoções às diversas imagens. Na verdade, a expressão nunca mudou, tendo sido utilizado o mesmo fotograma do rosto do ator nas três imagens diferentes.

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

A Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) é pedra angular de um projeto que se estende além do formato habitual de uma orquestra clássica.

 

Quando se apresentou pela primeira vez em público, a 10 de junho de 1992, anunciou o propósito de fazer confluir as missões artística, pedagógica e cívica por intermédio de uma gestão otimizada de recursos e uma visão ampla e integrada de todas as vertentes do fenómeno musical.

Orquestra Metropolitana de Lisboa
bottom of page