
GRANDE PLANO
SESSÃO DUPLA

15 outubro | 21h30
Cinema Charlot


Música e musicado ao vivo
Von Calhau!
Marta Ângela . João Alves
Um Corpo Estranho
João Mota . Pedro Franco
Vida e morte de 9413, um figurante de Hollywood
Robert Florey & Slavko Vorkapich
USA, 1927, 14 min.
Cópia: Light Cone Films
Música e musicado por Von Calhau!

Música de Von Calhau!

Música de Von Calhau!

Música de Von Calhau!

Música de Von Calhau!

Música de Von Calhau!

Música de Von Calhau!

Música de Von Calhau!

Música de Von Calhau!
O amor de Zero
Robert Florey & William Cameron Menzies
USA, 1928, 16 min.
Cópia: Light Cone Films
Música e musicado por Von Calhau!
Robert Florey é o exemplo, na era do cinema mudo, de um cineasta profissional cuja insatisfação com o cinema mais comercial o levou a trabalhar paralelamente como cineasta independente de vanguarda.
Usufruindo de um bom salário como assistente dos principais realizadores da época — Henry King, King Vidor e Josef von Sternberg, começou a experimentar, produzindo as suas próprias curtas-metragens.
A primeira a ser exibida publicamente foi a pequena obra-prima da sátira expressionista “A vida e morte de 9413, um figurante de Hollywood”.
Em “O Amor de Zero”, realizada apenas com 200 dólares, mostra grande parte da influência expressionista alemã de “O gabinete do Dr. Caligari”. Foi o segundo filme de Florey e revela o talento que empregaria na sua longa e bem-sucedida carreira como realizador de Hollywood.
Lightcone Films

O Ferroviário
Gerald Potterton
CAN, 1965, 24 min.
Cópia: NFB - National Film Board of Canada
Música e musicado por Um Corpo Estranho
Após ser seduzido por um grande anúncio de turismo no jornal, Buster Keaton decide conhecer o Canadá. E assim o faz instantaneamente, a nado, até dar à costa do país de destino.
Realizado por Gerald Potterton (Heavy Metal) e protagonizado por Buster Keaton, numa das suas últimas aparições no grande ecrã, o ator atravessa o Canadá, de leste a oeste, num carro ferroviário que passa por paisagens autênticas e de cortar a respiração.
Em plena era do cinema sonoro, o ator segue fiel a si próprio, não pronunciando uma só palavra ou sorriso, e Keaton é tão ágil e engenhoso em arrancar risadas quanto nos velhos tempos do cinema mudo.
NFB - National Film Board of Canada