google-site-verification=lRHEWCH_lhUcC3jfPGqtqzJYWrTKG3-D4icy5WBVWXU
top of page
A Feitiçaria Através dos Tempos

A FEITIÇARIA ATRAVÉS
DOS TEMPOS

27 de outubro . 16h00

Cinema Charlot – Auditório Municipal

Benjamin Christensen

Suécia, 1922, 106 min.

 

cópias

Swedish Film Institute

música e musicado do vivo

Greta Eacott & AKELA

elenco

Benjamin Christensen, Astrid Holm, Elisabeth Christensen, Karen Winther, Maren Pedersen, Ella la Cour

Profanação de túmulos, tortura, freiras possessas e um sabbath satânico: o lendário filme mudo de Benjamin Christensen usa uma série de vinhetas dramáticas para explorar a hipótese científica de que as bruxas da Idade Média e do início da Era Moderna padeciam do mesmo mal das doentes psiquiátricas diagnosticadas com histeria à época de produção do filme.

Longe de ser uma árida dissertação sobre o assunto, o próprio filme é uma poção de bruxa, que junta o assustador, o repulsivo e o humor negro.

A abordagem de Christensen mistura géneros e antecipa o horror gótico, a recriação documental e o filme-ensaio, criando uma experiência única na história do cinema.

Estreado em setembro de 1922, “Häxan” custou cerca de dois milhões de coroas suecas, tornando-se o mais caro filme escandinavo da era do cinema mudo.

As suas representações de freiras febris e orgias demoníacas depararam-se com a censura onde quer que fosse exibido, impedindo a Svensk Filmindustri de recuperar custos.

Apesar do sucesso do filme junto das audiências dinamarquesas, Christensen foi banido da indústria cinematográfica escandinava, com uma prejudicial reputação de extravagante.

A Feitiçaria Através dos Tempos
A Feitiçaria Através dos Tempos
Eacott e AKELA

GRETA EACOTT & AKELA

Greta Eacott

Greta Eacott | percussão . sonoplastia

Greta Eacott é uma compositora e percussionista aclamada pela crítica, conhecida principalmente pelos seus trabalhos de percussão experimentais e pela abordagem “não-disciplinar” à composição musical. Esta interpretação manifesta-se numa estética musical única e moderna que é ao mesmo tempo lúdica e refinada, agitada e acolhedora, sensual e sintética.

Jonas Engdahl

AKELA | eletrónica

AKELA (Jonas S. D. Engdahl) é um artista e produtor dedicado à experimentação sonora, que trabalha em vários projetos de música eletrónica, da dark electronic dance music  à experimentação sonora e à musique concrète.

bottom of page