google-site-verification=lRHEWCH_lhUcC3jfPGqtqzJYWrTKG3-D4icy5WBVWXU
top of page
Sleepless
Wild Roomer
Wild Roomer

O FANTÁSTICO CHARLEY BOWERS
– Sessão com três curtas-metragens –

Say Ahh

15 outubro . 21h30

Cinema Charlot – Auditório Municipal

Charley Bowers

"Diga ah-h!" (USA, 1928, 14 min)

"Uma Noite em Claro" (USA, 1940, 11 min)

Um Inquilino (USA, 1927, 24 min)

música e musicado ao vivo

JORGE FERRAZ

 

cópia Lobster Films

Cartoonista, animador, realizador e, por um breve período, comediante do cinema mudo, Bowers criou algumas das comédias mais imaginativas, idiossincráticas e surreais dos anos 20.

 

"Bricolo", a sua alcunha cinematográfica em França, é a inspirada abreviatura de um cineasta que aplicou a arte da bricolagem à comédia surrealista, realizando animações maravilhosas a partir de engrenagens e engenhocas, objetos domésticos e quinquilharias de ferro-velho, criando casamentos entre o biológico e o mecânico, como se de um bem-disposto Frankenstein se tratasse.

JORGE FERRAZ

Jorge Ferraz é um músico-guitarrista (embora trabalhe com muito equipamento eletrónico e digital, a guitarra e a guitartrónica são a grande obsessão), compositor e produtor, fundou e liderou algumas bandas portuguesas underground desde 1983, com destaque para João Peste & o Acidoxibordel, Santa Maria, Ezra Pound e a Loucura, ou Fatimah X, Gasolina em Teu Ventre! (cujo primeiro disco foi considerado, em 1998, num trabalho conjunto do Público e da FNAC, um dos melhores discos da música popular portuguesa de 1960 a 1997).

 

Em 2006 passou a trabalhar em nome próprio, tendo publicado, desde então, dois álbuns.

 

Em 2014, no número comemorativo dos 30 anos da revista Blitz, foi considerado um dos melhores 30 guitarristas portugueses dos últimos 30 anos.

Jorge Ferraz
bottom of page