google-site-verification=lRHEWCH_lhUcC3jfPGqtqzJYWrTKG3-D4icy5WBVWXU
top of page
Osvaldo, de Ub Iwerks

SESSÃO FAMÍLIAS:

AS AVENTURAS DE OSVALDO

3 de novembro . 16h00

Cinema Charlot – Auditório Municipal

Eric Goldber e Ub Iwerks

EUA, 1927-1928, 40 min., M/4

música e musicado do vivo

JOANA ROLO

narração

Miguel Assis (TAS – Teatro Animação de Setúbal)

A Vaca Mecânica (1927, 6’)

Oh Professor! (1927, 5’)

Na Marinha (1927, 7’)

A Travessia (1927, 6’)

Esfomeados (1928, 5’)

Sustos (1927, 6’)

Carro Avariado (1928, 5’)

As séries “As aventuras de Alice”, que apresentámos na edição de 2022, foi bastante popular junto da crítica e do público quando surgiram em 1923, mas em 1927 a inovação de uma menina de carne e osso, que vivia aventuras num mundo de desenhos animados estava a perder fôlego.

 

Inteligentemente, a Disney mudou a sua atenção para os personagens de desenhos animados. Disney e seu melhor animador, Ub Iwerks, trabalharam na transformação de Julius (o gato da Alice) para um coelho chamado Oswald e, em 1927, surge a primeira das 26 curtas-metragens protagonizadas por Osvaldo.

 

Disney era um contador de histórias nato e experiente, sabendo instintivamente que as curtas teriam mais sucesso se o Oswald fosse mais do que um espetador. Assim, o humor surgiu de situações criadas para o mundo do Oswald e de suas reações a elas.

 

A qualidade da animação também era superior ao trabalho de outros estúdios, principalmente por causa do conhecimento técnico de Iwerks e da sua mestria a desenhar perspetiva.

Joana Rolo

JOANA ROLO

Joana Rolo

Joana Rolo é uma pianista portuguesa multifacetada, sediada na Holanda, que estudou em Lisboa, Cracóvia e Roterdão com Jean-Bernard Pommier, Aquiles Delle Vigne, Ewa Bukojemska, e Bart van de Roer. 

Excelente intérprete de Bach, Scarlatti, Schubert e Mozart, Joana expande constantemente o seu repertório através de um interesse crescente pela improvisação e pela música contemporânea. Além de performer, Joana tem-se dedicado à causa da educação artística desde o início da sua carreira. Orientou vários projetos de formação docente nas áreas da música e da dança no Nepal, Moçambique e Myanmar e está sempre em busca de novas oportunidades para ampliar o perfil e a visibilidade das artes. Com a cantora lírica Elvire de Paiva e Pona fundou o "Vocalini", um projeto que tem como objetivo tornar o canto lírico acessível a crianças de todo o mundo. Joana é também diretora artística do festival de música de rua “Músicas de Uma Noite de Verão”, que se realiza em Lisboa.

bottom of page