

A BONECA
20 outubro . 21h30
Cinema Charlot – Auditório Municipal
ALE, 1919, 68 min, M/12
elenco Victor Janson . Ossi Oswalda . Marga Köhler . Herman Thiming
título original Die Puppe
música e musicado ao vivo
CABRA COR DE ROSA (Vasco Espinhal Otero . Gabriel Salvador . Vasco Carvalho)
cópia Murnau Institute
Um jovem tímido compra uma boneca para passar por sua esposa, evitando assim ter que casar. O único problema é que a boneca é uma mulher viva.
Ernst Lubitsch dá-nos uma comédia surreal. "A Boneca" é um conto de fadas para adultos e apresenta-se num divertido registo de burlesco, onde a comicidade reside tanto nos figurinos e atuações, como nos cenários divertidamente pintados, uma espécie de resposta aos lúgubres ventos do expressionismo que começava a dominar as telas alemãs.
Com o humor sarcástico, uma boa dose de ironia e insinuações hábeis, habituais nas suas obras, Lubitsch "dispara a sua metralhadora giratória" sobre a sociedade de então, atingindo a ganância da Igreja, a objetificação da mulher, o casamento como instituição e a aristocracia.
CABRA COR DE ROSA
Cabra Cor de Rosa é um projeto dedicado à construção de bandas sonoras para cenários projetados, imaginários ou reais, a solo ou com artistas convidados.
Música, sonoplastia, poesia, entre outros ambientes sonoros podem ser a companhia para cinema, vídeo, fotografia, pintura, entre outras formas de expressão artística.



